segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Cabelos denunciam local de origem de pessoas, afirma estudo!!

Água potável tem traços únicos em seus átomos, os quais são absorvidos nos fios.
Descoberta pode ajudar em investigações criminais ou análises arqueológicas.


Está na hora de reformular alguns velhos ditados: que tal "você é o que você bebe" ou "dá-me teus cabelos e direi onde moras"? Parece brincadeira, mas cientistas americanos conseguiram estabelecer a procedência de uma pessoa com alto grau de certeza, usando apenas os cabelos dela. Eles descobriram que os fios incorporam elementos químicos da água da região natal da pessoa. Possuem, portanto, uma "assinatura" geológica correspondente à cidade onde os cabelos cresceram.

A descoberta, que mais parece coisa da série de TV "CSI", está relatada na edição desta semana da revista científica americana "PNAS". A equipe coordenada por James R. Ehleringer, da Universidade de Utah, aposta que a técnica será útil para desvendar crimes, rastrear imigrantes ilegais ou até entender migrações pré-históricas caso os arqueólogos achem cabelos preservados com milhares de anos de idade (fato que, aliás, é relativamente comum em locais de clima frio).

Pelo menos em teoria, a coisa funciona de forma simples. A água é composta por dois elementos químicos, hidrogênio e oxigênio. Acontece que o hidrogênio e o oxigênio, além de suas formas atômicas "padrão", possuem versões mais "pesadas", como o deutério (no caso do hidrogênio) e o oxigênio-18. Esse "peso" extra se deve à presença de mais nêutrons do que o normal nesses átomos.

O fato é que, dependendo da região da Terra, a proporção de deutério e de oxigênio-18 varia na água. Ora, ao ser absorvida pelas plantas ou bebida diretamente por animais e humanos, os átomos da água acabam parando na composição do corpo -- inclusive na formação do cabelo.

O que os pesquisadores fizeram foi correlacionar a composição do cabelo de cada região com a da água da mesma região, verificando que é possível discriminar cidade por cidade, mesmo com um único fio como amostra.